domingo, 10 de maio de 2009

Food

Ah e tal e como é a comida? Andas a passar fome não é, quem mandou ser vegetariana...

Por terras inglesas os vegetarianos têm o mesmo direito à escolha que os comedores de bichos. Seja em supermercados seja em pub's e restaurantes há sempre escolha para os vegetarianos. E mais, esta "escolha" não se limita à omelete ou aos vegetais cozidos e atirados para o prato sem jeito nenhum. Há sempre uma grande variedade de pratos com teor nutritivo e saborosos, basicamente não é uma "opção" mas sim uma variedade de pratos que consta no menú como os outros todos. E ao mesmo preço! Não há cá a parvoíce do "és vegetariano deves ser rico".


Isto quando se está numa de comer fora de casa (o que tem acontecido com frequência mas vai acabar). O hábito é juntarmo-nos depois do trabalho em qualquer lado, num pub geralmente, e muitas vezes vai-se ficando até a fomeca apertar, então lá se acaba por comer qualquer coisa. Não é aquele ritual social de ir ao restaurante, é mais uma mistura entre a tosta mista num café a meio da tarde e o encontro depois de jantar. Nunca se vai ao restaurante, é sempre o pub o que acaba por ser como os nossos cafás mas com mais estilo :)
Mas aqui ninguém vem às mesas perguntar o que se quer portanto também é muito fácil simplesmente "estar" econviver com as pessoinhas sem ter de consumir nada.


Por outro lado quando quero comer em casa há que fazer compras e nesse caso dirijo-me ao Tesco ou Sainsbury's (Modelos e Pingo Doce), Mike e Tânia tinham razão, aqui também existem e realmente as coisas são muito baratas. Esqueçam lá os pessimistas e o seu "ah que a vida é cara em Inglaterra", é tudo muito relativo. No supermercado encontra-se um pouco de tudo de "marca branca" (produtos de que sou adepta desde que comecei a fazer compras em Leiria) e é tudo mesmo barato. Talvez os preços ainda não estejam ajustados à queda da libra e por isso é tudo mais barato do que em casa mas seja por que razão for dá gosto vir com sacos de comida e ainda sobrarem moedas no bolso (moedas estas que já começo a reconhecer no porta-moedas sem ter de espalhar tudo nos balcões).

No segundo dia cá fiz as primeiras compras, coisas essenciais só para começar. O meu critério de escolha da fruta e vegetais foi "o mais barato ganha" e só quando cheguei a casa reparei nas embalagens e aparentemente tinha trazido montes de coisas biológicas. Ou seja há tanta variedade de escolha mesmo em termos de biológico que chega a ser mais barato que os produtos de grande produção. Também em termos de comida pré-cozinhada há bastante variedade nas refeições vegetarianas, por exemplo panados, tofu já pré-cozinhado etc... Não sou grande adepta mas por vezes dá jeito e é sempre bom haver essa hipótese.
Depois há o pão... Ui! A variedade é tanta. Ok, o mais comum é o comum pão de forma (Hearty breads) já fatiado mas mesmo esse é uma boa hipótese porque não é como o nosso Panrico, nada disso. É pão de forma, fatiado e embalado mas há com sementes, integral, semi-integral... Muitos mesmo :) As prateleiras estão cheias de todos os tipos, marcas, feitios e preços. (podem dar uma vista de olhos AQUI) E há os bagels! Estou viciada em bagels. Passo a explicar porque eu nunca tinha ouvido falar em tal coisa, desculpem a ignorância. São uns pãezinhos em forma de donuts que são recheados com os mais diversos ingredientes tornando-se uma refeição, são sandes vá! Experimentei a primeira vez numa loja de uns italianos (fui lá quando ainda não tinha conseguido trocar euros por libras porque lá aceitam o pagamento em euros) e entretanto já fiz mil vezes em casa.Existem em muitos tipos tal como o pão, integral, semi, com sementes de girassol, de sésamo de... e ainda de... e até com fermento de canela que é um espéctaculo, ias gostar mamã!

Depois temos outro lado...
Aqui os british people não são grandes amigos de cozinhar. Para eles cozinhar é cozer massa e atirar lá para dentro um frasco de molho pré-confeccionado! Nada a minha cena mesmo! Os corredores do supermercado da secção dos molhos e sopas embaladas (daquelas em pó) são um EXAGERO! E depois eu olho para aquilo e só penso no que uma varinha mágica fazia e tão melhor. E os enlatados tipo feijão e grão em que é impossível comprar sem molho. Claro o ideal seria cozer em casa mas demora muito tempo pelo que recorro às latas e qual não é o meu espanto quando vem tudo com molho incluído! Então mas agora não posso comer feijão sem vir com ervilhas, tomate e cheirinho a carnusca à mistura?! Basicamente encontrei feijão cozido só em água e sal na secção dos produtos exóticos!!! Não é normal mesmo.

Mas como há uma mistura de culturas também é fácil encontrar produtos diferentes do habitual, por exemplo há muitos Kwik-e-mart e há até um supermercado de produtos orientais. E também há uma loja chamada "Elfo foods" só com produtos vegetas (a Lygia/Celeiro/Integral cá do sítio mas com um nome fofo).



Há também muitos vegetais que tenho experimentado só porque têm muito bom aspecto apesar de nem saber bem cozinhá-los, mas tenho-me saido bem.


5 comentários:

  1. Hello! Gostei muito do que acabei de ler uma visão bem realista do que é o supermercado British. Fico feliz por ver que não passas tanta fome como eu qd vou para aí, mas eu é pq não almoço... hábito que talvez não tenhas de seguir (felizmente). Bjs e até breve

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho um sakinho do Sainsbury's, devia ter-to emprestado:p Ve lá se me mandas detergentes, que sou grande adepta dessa marca branca, barata e não testada em animais, hehe
    Quanto aos bagels, tb descobri isso à pc tempo, mas nos states (onde vão outro tipo de pessoas mais in, lol) e também comi mt disso,hehe Experimenta na torradeira com manteiga :)

    ResponderEliminar
  3. até me admirava se não falasses em comida... Badochinhaaaaaaaa

    ResponderEliminar
  4. n sei se é por estar c fome... mas a tua descrição da comida faz-me classifica-la de muito apetitosa:)

    esse pãozinho....:)

    ***

    ResponderEliminar
  5. Loool! adoro! e a cena do "só feijão" na secção dos produtos exoticos.. hoje em dia temos coisas semelhantes.
    Se queres só arroz integral, um pão com sementes inteiras e vegetais sem quimicos.. então tens de ir a casas especiais ou a secção especial do supermercado :-P

    ResponderEliminar